O rebranding da Unique nasceu do desejo de atualizar a identidade da marca, mantendo a sofisticação e o cuidado que sempre fizeram parte da sua trajetória. A nova linguagem visual traz leveza, contemporaneidade e versatilidade, refletindo a excelência dos cafés e valorizando suas origens.
Um projeto que reafirma o posicionamento da Unique como referência em cafés especiais no Brasil.

The rebranding of Unique was driven by the desire to refresh the brand’s identity while preserving the sophistication and care that have always defined its journey. The new visual language brings a sense of lightness, modernity, and versatility, reflecting the excellence of its coffees and celebrating their origins. A project that reinforces Unique’s position as a leading name in specialty coffee in Brazil.




O logotipo da Unique reflete a singularidade da marca, convidando o consumidor a explorar o rico universo dos cafés especiais. Inspirado por rotas e jornadas, ele simboliza o encontro de sabores, aromas e descobertas, trazendo à tona a autenticidade e personalização que fazem da Unique uma marca verdadeiramente única.
O ícone carrega múltiplos significados, trazendo sutileza à forma de uma xícara de café. As linhas que formam o “U” representam as rotas e direções a serem exploradas, além de simbolizarem as lavouras de café e o processo de secagem no terreiro. Adicionalmente, essas linhas fazem alusão à impressão digital, um símbolo de individualidade e singularidade, conectando diretamente ao conceito de ser “Unique”.

The Unique logo reflects the brand’s singularity, inviting consumers to explore the rich world of specialty coffee. Inspired by routes and journeys, it symbolizes the meeting of flavors, aromas, and discoveries, highlighting the authenticity and personalization that make Unique a truly distinctive brand.
The icon carries multiple meanings, subtly evoking the shape of a coffee cup. The lines that form the “U” represent paths and directions to be explored, while also symbolizing coffee plantations and the drying process on the patio. Additionally, these lines allude to a fingerprint — a symbol of individuality and uniqueness — directly connecting to the concept of being “Unique.”




A linha Tiger tem inspiração no termo “tigrado”, usado pelos mestres italianos do espresso para descrever o efeito visual das estrias escuras na crema de um café perfeito, que lembram a pele de um tigre.
Visualmente, a identidade da linha combina elementos do design retrô das décadas de 50, 60 e 70 com a clareza contemporânea característica da Unique, resultando em uma comunicação visual nostálgica e moderna ao mesmo tempo.





Os selos criados para representar os diferentes tipos de café da Unique foram inspirados nas placas de sinalização de rotas e nos carimbos dos passaportes de viajantes. Dessa forma as ilustrações seguem uma estética iconográfica. Utilizados nas embalagens de café, os selos seguem as cores da paleta secundária correspondente ao sabor do café.



EQUIPE  (team) . ESTÚDIO BOGOTÁ
Direção de Criação (Creative Direction): Paula Cotta / Renata Polastri;
Design Gráfico (Graphic Design): Paula Cotta / Renata Polastri / Sabrina Salanes / Sarah Ramos;
Redação (Text): Carina Gonçalves
Direção fotográfica: Paula Cotta
Fotografia embalagens (Photography): Rafael Motta

You may also like

Back to Top